Primavera de Praga


A Primavera de Praga foi um movimento dos intelectuais reformistas do Partido Comunista Tcheco, cujo objetivo era modificar as estruturas políticas, econômicas e sociais naquele país. O líder do movimento era Alexander Dubcek, que lançou estas posturas políticas em 5 de abril de 1968.

O objetivo era quebrar o despotismo e o autoritarismo do socialismo theco, no sentido de humanizar o sistema político do país. Visava abrir o Partido Comunista na Checoslováquia, desagradando a antiga URSS e a base política de Stálin.Antes de abril de 1968, Alexander Dubcek havia assumido o governo da Tchecoslováquia em janeiro do mesmo ano, inserindo reformas políticas, sociais, econômicas e culturais. 



Segundo a sua pretensão, os membros do Partido Comunista deveriam agir conforme a livre consciência de cada um e não por imposições do socialismo soviético.Dentro destas perspectivas, a antiga Tchecoslováquia se aproximava economicamente da antiga Alemanha Ocidental, fato que incomodou ainda mais a URSS. A Primavera de Praga restabeleceu a liberdade de imprensa e a tentativa de restabelecimento do Partido Social Democrata, extinto após a revolução socialista no leste europeu.

Em 20 de agosto de 1968, o exército da URSS e do Pacto de Varsóvia invadiu a Tchecoslováquia para reprimir a abertura social e política de Dubcek. A Primavera de Praga fora desmontada em uma semana e Dubcek levado a Moscou. 




A população tcheca por outro lado manteve-se posicionada a favor das liberalidades de Dubcek, trocando as placas de trânsito de lugar para confundir as tropas soviéticas e mantendo o dia-dia indiferente a presença das tropas. A Assembleia Nacional tcheca manteve lealdade ao seu líder e manteve suas sessões plenárias. Porém , pressionado, Dubcek negou ajuda aos seus aliados, e a linha dura soviética empossou Gustáv Husák em seu lugar em 17 de abril de 1969, restabelecendo o estado stalinista na Checoslováquia.


Fonte do Texto: InfoEscola
Edição Total: História Espetacular

2 comentários:

academicoscuriosos disse...

Oi Guilherme, gostei muito do seu blog, e vou divulgá-lo no meu, o Acadêmicos Curiosos! E desse modo quero fazer uma parceria com você!
http://academicoscuriosos.blogspot.com.br/
Um forte abraço

Anônimo disse...

Ótimo 😊

Postar um comentário