A Guerra do Vietnã


A Guerra do Vietnã foi o mais longo conflito militar que ocorreu depois da II Guerra Mundial. Estendeu-se essa guerra em dois períodos distintos. No primeiro deles, as forças nacionalistas vietnamitas, sob orientação do Viet-minh (a liga vietnamita), lutaram contra os colonialistas franceses, entre 1946 a 1954. No segundo, uma frente de nacionalistas e comunistas - o Vietcong - enfrentaram as tropas de intervenção norte-americanas, entre 1964 e 1975. Com um pequeno intervalo entre os finais dos anos 50 e início dos 60, a guerra durou quase 20 anos.

Antecedentes : 

Para entender melhor o conflito é preciso saber que durante a Segunda Guerra, o Japão invadiu e dominou esta região. Com o objetivo de combater os Japoneses, os vietnamitas, liderados por Ho Chi Minh (líder revolucionário), se reuniram e formaram a Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã (ligada ao partido comunista).Os primeiros conflitos ocorreram em 1941, ainda durante a Segunda Grande Guerra.Quando esta terminou, começou o processo de descolonização, que originou uma luta entre tropas francesas e guerrilheiros do Viet Minh (Liga para a Independência do Vietnã).Derrotados, os franceses tiveram que aceitar a independência.

A Conferência de Genebra:


Em 1954, a Conferência de Genebra (convocada para negociar a paz) reconheceu a Independência do Camboja, Laos e Vietnã.Outra medida tomada estabeleceu que o Vietnã ficaria dividido em:

- Vietnã do Norte: socialista governado por Ho Chin Minh
- Vietnã do Sul: capitalista governado por Ngo Dinh-Diem

Essa divisão estaria valendo até as eleições para unificação do país, em 1956.


A Ditadura de Diem:

Em 1955, Ngo Diem liderou um golpe militar tornando-se ditador. Diem cancelou as eleições, proclamou a Independência do Sul, iniciou uma perseguição aos budistas, perseguiu nacionalistas e comunistas e seu governo foi marcado pela corrupção. Os americanos o apoiaram, porque estavam convencidos de que os nacionalistas e comunistas de Ho Chi Minh ganhariam as eleições e isso não era bom; pois se os comunistas ganhassem, acabariam influenciando outras nações a segui-los (“Teoria de Dominó”).



Os EUA passaram a colaborar com o Vietnã do Sul enviando armas, dinheiro e conselheiros militares.Tudo isso fez com que surgissem os movimentos de oposição: Frente Nacional de Libertação (apoiados pelo Vietnã do Norte) juntamente com o seu exército Vietcong.

O Ínicio da Guerra:




Apoiados pelos americanos e suas armas poderosas os sul-vietnamitas atacaram por 10 anos o norte.Porém, depois que algumas embarcações americanas foram bombardeadas no Golfo de Tonquim, o presidente Lindon B. Johnson ordenou bombardeios de represália contra o Vietnã do Norte. Esse fato marcou a entrada dos EUA na guerra (1965). 



Em 1968, as tropas do norte e os vietcongs fizeram a chamada Ofensiva do Tet, ocupando inclusive a embaixada americana em Saigon. Isso fez com que os americanos sofressem sérias derrotas.A guerra continuava e os americanos não estavam muito felizes. Várias manifestações foram realizadas contra a participação dos EUA na guerra.





Em 1972, durante o governo do presidente Nixon, os EUA bombardearam a região de Laos e Camboja utilizando, inclusive, armas químicas, mas não adiantou, pois os guerrilheiros continuavam lutando Os Vietcongues se saíram melhor, principalmente pelas vantagens geográficas, já que conheciam bem a região.Os americanos se retiraram do conflito em 1973; porém, a guerra só foi encerrada de fato em 30/04/1975, pois ainda havia alguns conflitos contra o norte.Em 1976, o Vietnã se reunificou e passou a se chamar República Socialista do Vietnã.A Guerra do Vietnã, como já foi dito no início deste texto, é considerado um dos conflitos mais violentos do século XX. 




Durante todo o desenrolar da guerra, os meios de comunicação do mundo inteiro divulgaram a violência e intensidade do conflito, além de falarem sobre o mau desempenho dos americanos, que investiram bilhões. Foi nesta guerra que os helicópteros foram usados pela primeira vez.

Consequências da guerra:

O Vietnã foi o país mais vitimado por bombardeios aéreos no século XX. Caíram sobre suas cidades, terras e florestas, mais toneladas de bombas do que as que foram lançadas na II Guerra Mundial. Para tentar desalojar os guerrilheiros das matas foram utilizados violentos herbicidas - o agente laranja - que dizimou milhões de árvores e envenenou os rios e lagos do país. Milhares de pessoas ficaram mutiladas pelas queimaduras provocadas pelas bombas de napalm e suas terras ficaram imprestáveis para o cultivo.



Os crimes de Guerra cometidos pelos Norte Americanos foram vários

Por outro lado, aqueles que não aceitaram viver no regime comunista fugiram em precárias condições, tornaram-se boat people, navegando pelo Mar da China em busca de um abrigo ou vivendo em campos de refugiados em países vizinhos. O Vietnã regrediu economicamente a um nível de antes da II Guerra Mundial. Os Estados Unidos por sua vez saíram moralmente dilacerados, tendo que amargar a primeira derrota militar da sua história. Suas instituições - a CIA e o Pentágono - foram duramente criticadas e um de seus presidentes, Richard Nixon, foi obrigado a renunciar em 1974, depois do escândalo de Watergate.

O Legado da Guerra do Vietnã:

A Guerra influenciou e ainda influencia muito a cultura ocidental , vários artistas da época compuseram músicas baseadas na guerra , sendo as mais famosas : 'Fortunate Son' do Creedence Clearwater Revival , 'Imagine' de John Lennon ,entre outras.. , já nos cinemas o mais notório exemplo é 'Apocalypse Now' , o filme mais aclamado sobre a guerra.


No mundo dos games temos o mais famoso e recente exemplo 'Call of Duty Black Ops' que é ambientado na Guerra Fria , tendo varias missões em que se passam no Vietnã. Sem contar os inúmeros seriados , desenhos e documentários que se baseiam na Guerra do Vietnã , o mundo jamais se esquecerá desse violento evento que marcou o século 20..

Fonte do Texto: InfoEscola
Edição Total: História Espetacular

16 comentários:

Anônimo disse...

O mundo não precisa de guerras. A guerra do Vietnã foi um exemplo de insensatez e ignorancia humana. A falta de escrupulos e a burrice leva o homem a causas e dar consequencia a tais fatos que gostaria que nunca tivesse ocorrido.Sabe qual foi foi realmente o verdadeiro legado desta estupidez e falta de amor? Os multilados, os feridos, os mortos, os lares desfeitos, os desabrigados, a fome que assolou as vitimas desta desgraça. Não vi nenhum beneficio que esta guerra tenha trazido a humanidade ou a quem se envolveu. O mundo não precisa de divisão e sim de multiplicação. Abaixo as fronteiras e o importante é a união de todos os povos.Uma das maiores insensatez e burrices da humanidade foi a guerra do Vietnã. Um legado de desgraças e tristezas e vidas dilacerdas.

GNOSE LIBERTA disse...

Tal qual Roma, os EUA vivem da guerra, é o combustivel de sua economia, eles poderiam ter acabado rapidamente com a guerra, entretanto o exército tinha ordens pra não atacar a trilha rochimin...e assim perdurou a guerra, no doc. zeitgeist eles demonstram muito bem a belicosidade estadunidense

Anônimo disse...

O humano desde a sua existência tem que fazer pelo menos uma porcaria na vida, como foi o caso da Guerra do Vietnã.

Anônimo disse...

Battlefield!!

Anônimo disse...

adorrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

porque so os alemaos foram condenados se os americanos mataram millhoes nesta guerra e ainda matam dezenas de milhoes ate hoje

Anônimo disse...

talvez se a alemanha tivese vencido o mundo não estaria como esta hoje cheio de vermes

Anônimo disse...

O homem veio para roubar,matar e destruir.E o diabo que leva a culpa.

Unknown disse...

Muito bom...me ajudou muito em minhas pesquisas :) Valewww

Anônimo disse...

os americanos de hoje se assemelham e muito aos alemaes nazista de 1945... querem dominar o mundo e nao tem pais que os enfrentem de igual pra igual.. acredito que Russia e China seriam os unicos.. os demais comem nas maos deles ultimo exemplo monitoram tudo ate seu propio povo.. nada contra o povo americano mas sim contra quem os governa.. Obrigado

Anônimo disse...

Muito bem explicado! valeu!

3l.s disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

sao todos corrupitos

Anônimo disse...

foram,6 milhoes de judeus aniquilados por hitler o saldo da guerra foi maior.

Anônimo disse...

Pra quem gosta de história romana e odeia os americanos não se iluda,são a mesma coisa,só muda a época.Roma foi um império,imperou durante mais de 500 anos.Mandava no mundo pois se não o fizesse outros o fariam(como os persas).Os EUA é o império comtemporâneo.Isto é só mais uma página da história.Há mais dois impérios em ascenssão,Russia e China talvez voltem a ser a "bola da vez"pois já foram em um passado remoto.

Unknown disse...

Nossa adorei o seu blog , gosto muito de historia ,filosofia , metafisica ,religião,ontologia ,cosmologia , falei a respeito do seu blog para os meus amigos da faculdade continue assim irmão.

Postar um comentário