A Revolução Chinesa


A revolução Chinesa aconteceu entre 1949 e 1962, e foi um dos maiores acontecimentos históricos. A Revolução se deu por dois movimentos: a luta dos camponeses por terras e a luta do povo chinês pela independência nacional.Na época, os comunistas assumiam o poder, com uma China arrasada pelos longos anos em que batalhou contra o domínio japonês, e uma longa Guerra Civil. Na cidade, o povo passava fome, no campo não se plantava nada por não ter sementes.

Mao Tsé – Tung, líder chinês, iniciava a reforma agrária. Dividiu grandes propriedades entre os camponeses, as cooperativas substituíam as grandes propriedades. Apoiado pela União Soviética, os comunistas fizeram mudanças radicas na economia e cultura chinesas; aboliram o casamento, promoveram a emancipação da mulher, igualdade entre os sexos, entre outras medidas de grande impacto e boa aceitação. A boa relação entre as duas potências socialistas só acabou com a morte do ditador Stálin.


O principal objetivo de todas essas mudanças era o aumento de produtividade, ou seja, na indústria houve aumento nas horas de trabalho e no campo, foram enviados reforços, desde intelectuais à estudantes. A terra foi estatizada, e dividida em comunas, que eram comunidades populares, independentes, com liberdade para cuidar de seus interesses comuns, como pequenas cidades.
Esse grande salto, foi um fracasso. Os camponeses ficaram insatisfeitos, com a queda das colheitas, o que gerava a fome, e acabava em revoltas.

A Revolução Cultural:


Em 1966, iniciou-se uma revolta cultural, que marcou significativamente os rumos da revolução chinesa. O partido comunista estava dividido, havia uma forte oposição, mas mesmo assim Mao Tse-Tung mantinha-se no poder.Na realidade, a revolução cultural, foi planejada pelo próprio Mao, com o objetivo de mobilizar a população pensante e formadora de opinião da China. Os jovens, por todo o país criaram a jovem guarda vermelha, surgia também comitês que ameaçavam autoridades, e mais uma vez a força foi utilizada: locais onde eram realizados cultos religiosos foram destruídos, livros foram confiscados, as comunas ganharam maior importância e Mao saiu ainda mais forte.

Mao Tsé-Tung morreu em 1976 e os moderados voltaram ao poder. Seu sucessor foi Deng Xião-Ping que adotou uma política econômica e desenvolvimentista e permitiu a entrada de tecnologia e capital estrangeiro.

Fonte do Texto: InfoEscola
Edição Total: História Espetacular

6 comentários:

GNOSE LIBERTA disse...

legal hein, a China é um mundo a parte, história riquíssima, parte interessante é que propositalmente o governo para enfraquecer e combater Mao tsé, "permitiu" que os japoneses invadissem a manchúria, fase retratada nos primeiros filmes de Bruce Lee, e que a partir daí surge o ódio entre chineses para com japoneses, na verdade a China pelo tamanho e cultura, precisaria de um blog só pra falar dos assuntos...más tá show os posts.

Guilherme Ferracioli disse...

É verdade a China tem uma História muito interessante e extensa , mas vou tentar postar os momentos mais importantes da história Chinesa , obrigado pelo comentário amigo , abraço

Anônimo disse...

Reforma agraria o k7, naquela epoca, ele tirou a terra da mao dos proprietarios e repartiu como bem entendiam. A revolução foi a implantação do socialismo/comunismo, o povo é todo igual, menos os líderes.

Oq ele fez foi matar/censurar todos os intelectuais opositores, que é normal nesse tipo de politica, e espalhar os seus pensamentos.

Anônimo disse...

assim como é feito em qualquer nação, calar os opositores, sejam eles domésticos ou não.

é só ir contra.

o comunismo é mto bom, para os que estão no poder, o retante participa com trabalho, quase escravo as x, enquanto os mandatários e seus asceclas se fartam.

não que o capitalismo seja perfeito e bom, pelo contrário, mas pelo menos as pessoas são iludidas e enganadas na cara larga, como aqui no brasil, um país de tolos!

Anônimo disse...

na revolução cultural morreram 70 milhões. esse é o comunismo!

adrianonascimento disse...

faltou falar dos mais de 60 milhões de mortos que esse genocida matou......quando comunista mata, todo mudo se cala, é estranho né!!!

Postar um comentário