Os Mouros


Os Mouros foram um povo árabe-berbere que conquistaram a Península Ibérica, vindos principalmente da região do Saara ocidental e da Mauritânia.

Quem eram os Mouros?

Na tradição oral portuguesa, os mouros são protagonistas de narrativas associadas a cultos pré-cristãos, muitas vezes pré-históricos. Em geral, as lendas das mouras encantadas que guardam tesouros, andam associadas a montes, florestas, rochedos, monumentos pré-históricos ou fontes e revelam restos de tradições muito antigas.

Na linguagem comum, os mouros são muitas vezes associados aos seguidores do Islão. Isto se deve ao fato de terem sido estes povos não cristãos que mais recentemente ocuparam os territórios da Península Ibérica.
Admite-se que as Cruzadas, assim chamadas as peregrinações em direção a Jerusalém, também estiveram identificadas com as lutas travadas contra os muçulmanos na Península Ibérica e contra os hereges em toda a Europa Ocidental.


"Mouros", "Sarracenos", "Infiéis" etc. eram os termos pejorativos pelos quais os cristãos europeus se referiam aos muçulmanos, em particular àqueles vindos do Norte da África, os quais teriam, dentre outros feitos, ocupado e governado uma vasta região da Península Ibérica - atualmente Portugal e Espanha - durante quase oito séculos (de 711 a 1492).

Cronologia

Em 711, os muçulmanos (mouros ou árabes) cruzaram o Estreito de Gibraltar e invadiram a Península Ibérica, provocando uma fuga da população local para o norte da península, onde foram fundados vários reinos ibéricos ou cristãos, como Leão, Castela, Navarra e Aragão, que, ainda no século VIII, iniciaram uma luta para expulsar os invasores - a Guerra da Reconquista, também chamada de “Cruzadas Ocidentais”.


Em 732 a expansão muçulmana foi barrada nos Pirineus, onde os francos, liderados por Carlos Martel, impuseram-lhes uma derrota na batalha de Poitiers. Os mouros permaneceriam na Península Ibérica até o final do século XV. Pelayo e seus soldados continuaram a guerrear com os infiéis. 

Era a guerra da Reconquista, que, iniciada com a invasão árabe, em 711, prosseguiria até a expulsão total dos maometanos em 1492.

A Cultura


Embora cientificamente mais adiantados, os árabes não desprezaram os conhecimentos advindo dos habitantes da península. Tais conhecimentos foram utilizados nas escolas e observatórios que criaram e também deram a eles a sua própria contribuição. Assim, surgiu uma cultura riquíssima e uma ciência que não só produziu obras muito importantes, como também foi aproveitada na prática.


As grandes navegações, por exemplo, devem muito a instrumentos como o quadrante e o sextante, desenvolvidos pelos muçulmanos, assim como aos mapas e às descrições feitas por eles.Mas não é só. Sob o domínio dos árabes, a agricultura na Península Ibérica foi incrementada com novas técnicas de semeadura e irrigação.

Os sistemas jurídico e administrativo se tornaram mais eficazes. A química, a botânica e a farmacologia tiveram amplo desenvolvimento, assim como a filosofia e as letras. O saber se tornou mais acessível ao povo do que em qualquer outra região da Europa.


Em Al-Andalus - como os árabes chamavam a Península Ibérica - havia escolas e universidades, observatórios, hospitais e bibliotecas.Dessa forma, começou a surgir uma cultura científica baseada nas tradições árabes ou adquirida por meio desses povos.

O Legado

Os Mouros iriam trazer muitos progressos à Península Ibérica:


Na agricultura, introduzem novas formas de regar a terra como a cegonha ou picota e a roda ou nora. Estas técnicas vão permitir aumentar a produção, com muito menos esforço.


Ainda na agricultura, trouxeram novas culturas como o arroz ou a alface, mas principalmente as árvores de fruto como a laranjeira, o limoeiro, o pessegueiro, a amendoeira e a figueira, entre outras.

Na Matemática, por exemplo, trouxeram o atual sistema de numeração, a numeração árabe, a cujos sinais damos o nome de algarismos.



Na Linguagem, Eles deixaram algumas marcas na nossa língua, como boa parte das palavras começadas por al: Algarve, Almourol, alcatifa, álcool ou algemas são algumas delas. Outras palavras de origem árabe são, por exemplo, azulejo e azul; laranja e limão; tambor ou xadrez, jogo que os Árabes trouxeram para a península Ibérica.

Na Arquitetura, O arco em ferradura é um elemento caraterístico da arquitetura árabe, tal como a utilização do azulejo que introduziram na península Ibérica.



Fonte do Texto: História e Geografia de Portugal
Edição Total: História Espetacular

27 comentários:

Anônimo disse...

Os muçulmanos roubaram tudo e mais alguma coisa e depois dizem que foram eles os criadores.

Anônimo disse...

Excelente meu camarada! Gostei da imagem explicando a formação dos números muito legal!

Anônimo disse...

Muito bom o blog, continue assim.

Anônimo disse...

Hoje assim como nos tivemos nossa era "das trevas" eles vivem a deles,so espero que nao dure muito e o Renascimento (periodo)dele seja bem racional que foi o nosso

Anônimo disse...

bha, muito bom, tenho o apelido de mouro mas não sabia quase nada a respeito. Muito esclarecedor. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Parabéns pela aula de história! Os árabes tiveram uma grande civilização, nos quais estão incluídos os Mouros.
Atualmente, por falta de conhecimento da história da Espanha, os ignorantes alegam que quem dominou a Península Ibérica foram os islamitas, o que não é verdade.
Malditos trapaceiros muçulmanos, mil vezes malditos!!!

Anônimo disse...

muito bom

leandro de almeida disse...

SOU ALMEIDA: MINHAS CARACTERISTICAS FISICAS SÃO FORTEMENTE ARABE, DURANTE MUITO TEMPO SENTI UMA MENTIRA VINDA DE MEUS ANTEPASSADOS ( ALMEIDA),TODOS OS MEUS ESTINTOS SAO DIFERENCIADO EM RELAÇÃO A ELES ,OU SEJA ME SINTO ROUBADO,ME SINTO MAIS MOURO DO QUE EUROPEO,MINHA FAMILIA SAQUEOU, ROUBARAM OS MOUROS, ENCLUINDO OS SANGUE QUE ROLA EM MINHAS VEIAS.

Anônimo disse...

Viva os mouros, povo valente, conquistador, antes dos portugueses eram os mouros que conquistaram as terras, por isso se chama rei de Portugal e dos Algarves. O Algarve foi e sempre será sangue mouro, eu considero-me moura, para mim eles foram massacrados e torturados por não seguirem as ideias dos outros, não havia liberdade, roubaram os castelos que eles construiram. Deviam pôr a bandeira dos mouros. Se devemos lembrar o holocausto porque não lembrar também os mouros?

Anônimo disse...

gostei muito dessa dessa aula sobre os mouros é notável cultura a muito esquecida saber nunca é demais parabéns

Unknown disse...

É com muita honrra,que decendo de um bisavô Mouro sinto sobre as minhas veias que corre o sangue mouro pela paixão que tenho pela cultura Arabe,sua comida a benevolência e coragem deste povo,mas tambem sou meio Siciliano por parte de minha avó e Brasileiro nato natural de São paulo

Anônimo disse...

Muito bom trabalho.
15 de fevereiro de 2014.

Anônimo disse...

A cultura árabe é muito mais rica , que a cultura judaica .

Anônimo disse...

Eu sou dessedente de Italianos, mas todos me chamam de morros , minha pele morenada , meu cabelo liso e muito preto sobrancelhas grossas e arqueadas. Onde meus avós nasceram foram invadidos pelos mouros, por isso explica minha aparência beleza exótica como dizem.

Unknown disse...

A matemática e arquitetura dos povos islâmicos,são todas oriundas da índia.

Unknown disse...

A matemática e arquitetura dos povos islâmicos,são todas oriundas da índia.

Anônimo disse...

A decadência dos árabes começou com o fanatismo religioso.

Anônimo disse...

ESCLARECEDOR,UMA AULA POR CERTO, FICA AQUI ENTÃO UMA PERGUNTA QUAL É O PAPEL DOS EUROPEUS NA HISTORIA DA HUMANIDADE?

Anônimo disse...

gostei do blog vai me ajudar em um trabalho que tenho de fazer lhe agradeço

Anônimo disse...

sem querer ser xexelento mas você escreveu ´´caraterístico`` na parte da arquitetura desculpa se isso te irrita mas se possível corrija lá pois tem muita gente que não sabe a escrita correta valeu Guilherme ótimo blog

Unknown disse...

Meus antepassados vieram da Espanha e trouxeram consigo muitos conhecimentos dos Mouros. Como ainda hoje existe por aí, meus avós e meu pai eram fabricantes de facas (Cutelaria). Boa aula de história. Obrigado.

Unknown disse...

Entrei no Consulado de Portugal, avistei um cidadão adentrando posterior a minha pessoa, que se pareceria muito com um primo, ou um tio, ou alguém da minha família portuguesa. Olhando os patrícios diferente, mas diferente mesmo da minha pessoa e da do senhor que adentrou parecido comigo, veio a minha pergunta a um patrício. Eu não via no consulado pessoas parecidas com minha família, mas aquele senhor que entrou poderia ser meu primo, tio ou ate irmão, eis que me responderam, você é descendente de mouro... kkk. Achei legal como descobri este fato novo, que Deus nos abençoe, independentemente da origem ...

Unknown disse...

Gostei muito da história, observação olhem o mapa de Portugal parece um Leão olhando para o nosso Brasil..

Unknown disse...

Muito ignorante deanbula por aqui.

José Roberto Lopez disse...

Graças aos mouros, a sabedoria grega retornou ao ocidente, como Platão e Sócrates.

Pedro Pedreira disse...

Você é doido ou imbecil ou os 2??

Pedro Pedreira disse...

Tenho avós paternos portugueses, maternos portugueses , e africanos...sou confundido pelo mundo afora como arabe ou mouro, até no Oriente médio...aí digo não, sou brasileiro! Só que no gen é no sangue não.

Postar um comentário