A Revolta da Armada


Foi um conflito armado transcorrido em duas fases, fomentado pela Marinha brasileira em represália, inicialmente, ao governo do Marechal Deodoro da Fonseca e à atuação de seu vice, Marechal Floriano Peixoto. Ocorreu em duas fases:

Primeira Revolta Armada


Aconteceu no ano de 1891, em represália à maneira de atuar do então presidente da República Marechal Deodoro da Fonseca que, ao ver-se diante de sérios problemas para lidar com os partidos políticos contrários ao governo – representados pela nata cafeicultora -, resolveu tomar uma atitude radical, fechar o Congresso, transgredindo a Constituição de 1891.

Uma ação coletiva por parte de alguns centros da marinha, entre eles o da Baía de Guanabara, que se revoltaram e prometeram atacar a cidade do Rio de Janeiro, então capital da República.Para evitar uma guerra civil, o marechal Deodoro renunciou à Presidência da República em 23 de novembro de 1891.

Com a renúncia de Deodoro, passados apenas nove meses do início de seu governo, o vice-presidente Floriano Peixoto assumiu o cargo em 1892. A Constituição de 1891, no entanto, previa nova eleição se a Presidência ou a Vice-Presidência ficassem vagas antes de decorridos dois anos de mandato. A oposição acusou, então, Floriano de manter-se ilegalmente à frente da nação.


Segunda Revolta Armada

Começou em Março de 1892, quando treze generais enviaram uma Carta-Manifesto ao Presidente da República, marechal Floriano Peixoto. Este documento exigia a convocação de novas eleições presidenciais para que, cumprindo-se o dispositivo constitucional, se estabelecesse a tranquilidade interna na nação. 

Floriano reprimiu duramente o movimento, determinando a prisão de seus líderes.O golpe era comandado pelos oficiais superiores da armada Saldanha da Gama e Custódio de Melo, que ambicionava substituir Floriano Peixoto.
O movimento retratava a insatisfação da Marinha, que se sentia politicamente inferior ao Exército. O levante não encontra apoio necessário no Rio de Janeiro, migrando então para o Sul. Algumas tropas se aquartelaram na cidade de Desterro – Atual Florianópolis – e tentaram um acordo com os gaúchos partidários do federalismo, porém sem êxito. 

Em março de 1894 o Presidente da República, amparado pelas forças do Exército brasileiro, pelo Partido Republicano Paulista e contando com uma nova frota de navios obtida com urgência no exterior, Floriano então vence a rebelião, Ficando assim conhecido como Marechal de Ferro pela vitória ante os dois movimentos revolucionários.


Fonte do Texto: Wikipedia,Infoescola
Edição Total:  História Espetacular

1 comentários:

Apollonivs disse...

Bom dia Guilherme, eu sou do blog "Jardim de Epicuro"muito obrigado pela sua mensagem, não precisa retribuir de forma alguma. Na verdade é um prazer acessar o seu blog, gosto muito de história, apesar de ter formação em Filosofia, e achei justo colocar no meu blog o link do seu, justamente para divulgar, porque eu gostei da forma breve porém muito elucidativa dos seus textos.

Grande abraço,

Wellington Dall'Apollonio.

Postar um comentário