Antecedentes :
Em 1954, a Conferência de Genebra (convocada para negociar a paz) reconheceu a Independência do Camboja, Laos e Vietnã.Outra medida tomada estabeleceu que o Vietnã ficaria dividido em:
- Vietnã do Sul: capitalista governado por Ngo Dinh-Diem
Essa divisão estaria valendo até as eleições para unificação do país, em 1956.
Em 1955, Ngo Diem liderou um golpe militar tornando-se ditador. Diem cancelou as eleições, proclamou a Independência do Sul, iniciou uma perseguição aos budistas, perseguiu nacionalistas e comunistas e seu governo foi marcado pela corrupção. Os americanos o apoiaram, porque estavam convencidos de que os nacionalistas e comunistas de Ho Chi Minh ganhariam as eleições e isso não era bom; pois se os comunistas ganhassem, acabariam influenciando outras nações a segui-los (“Teoria de Dominó”).
Os EUA passaram a colaborar com o Vietnã do Sul enviando armas, dinheiro e conselheiros militares.Tudo isso fez com que surgissem os movimentos de oposição: Frente Nacional de Libertação (apoiados pelo Vietnã do Norte) juntamente com o seu exército Vietcong.
O Ínicio da Guerra:
Em 1968, as tropas do norte e os vietcongs fizeram a chamada Ofensiva do Tet, ocupando inclusive a embaixada americana em Saigon. Isso fez com que os americanos sofressem sérias derrotas.A guerra continuava e os americanos não estavam muito felizes. Várias manifestações foram realizadas contra a participação dos EUA na guerra.
Em 1972, durante o governo do presidente Nixon, os EUA bombardearam a região de Laos e Camboja utilizando, inclusive, armas químicas, mas não adiantou, pois os guerrilheiros continuavam lutando Os Vietcongues se saíram melhor, principalmente pelas vantagens geográficas, já que conheciam bem a região.Os americanos se retiraram do conflito em 1973; porém, a guerra só foi encerrada de fato em 30/04/1975, pois ainda havia alguns conflitos contra o norte.Em 1976, o Vietnã se reunificou e passou a se chamar República Socialista do Vietnã.A Guerra do Vietnã, como já foi dito no início deste texto, é considerado um dos conflitos mais violentos do século XX.
Durante todo o desenrolar da guerra, os meios de comunicação do mundo inteiro divulgaram a violência e intensidade do conflito, além de falarem sobre o mau desempenho dos americanos, que investiram bilhões. Foi nesta guerra que os helicópteros foram usados pela primeira vez.
O Vietnã foi o país mais vitimado por bombardeios aéreos no século XX. Caíram sobre suas cidades, terras e florestas, mais toneladas de bombas do que as que foram lançadas na II Guerra Mundial. Para tentar desalojar os guerrilheiros das matas foram utilizados violentos herbicidas - o agente laranja - que dizimou milhões de árvores e envenenou os rios e lagos do país. Milhares de pessoas ficaram mutiladas pelas queimaduras provocadas pelas bombas de napalm e suas terras ficaram imprestáveis para o cultivo.
![]() |
Os crimes de Guerra cometidos pelos Norte Americanos foram vários |
Por outro lado, aqueles que não aceitaram viver no regime comunista fugiram em precárias condições, tornaram-se boat people, navegando pelo Mar da China em busca de um abrigo ou vivendo em campos de refugiados em países vizinhos. O Vietnã regrediu economicamente a um nível de antes da II Guerra Mundial. Os Estados Unidos por sua vez saíram moralmente dilacerados, tendo que amargar a primeira derrota militar da sua história. Suas instituições - a CIA e o Pentágono - foram duramente criticadas e um de seus presidentes, Richard Nixon, foi obrigado a renunciar em 1974, depois do escândalo de Watergate.
O Legado da Guerra do Vietnã:
O Legado da Guerra do Vietnã:
A Guerra influenciou e ainda influencia muito a cultura ocidental , vários artistas da época compuseram músicas baseadas na guerra , sendo as mais famosas : 'Fortunate Son' do Creedence Clearwater Revival , 'Imagine' de John Lennon ,entre outras.. , já nos cinemas o mais notório exemplo é 'Apocalypse Now' , o filme mais aclamado sobre a guerra.
No mundo dos games temos o mais famoso e recente exemplo 'Call of Duty Black Ops' que é ambientado na Guerra Fria , tendo varias missões em que se passam no Vietnã. Sem contar os inúmeros seriados , desenhos e documentários que se baseiam na Guerra do Vietnã , o mundo jamais se esquecerá desse violento evento que marcou o século 20..
No mundo dos games temos o mais famoso e recente exemplo 'Call of Duty Black Ops' que é ambientado na Guerra Fria , tendo varias missões em que se passam no Vietnã. Sem contar os inúmeros seriados , desenhos e documentários que se baseiam na Guerra do Vietnã , o mundo jamais se esquecerá desse violento evento que marcou o século 20..
Fonte do Texto: InfoEscola
Edição Total: História Espetacular
16 comentários:
O mundo não precisa de guerras. A guerra do Vietnã foi um exemplo de insensatez e ignorancia humana. A falta de escrupulos e a burrice leva o homem a causas e dar consequencia a tais fatos que gostaria que nunca tivesse ocorrido.Sabe qual foi foi realmente o verdadeiro legado desta estupidez e falta de amor? Os multilados, os feridos, os mortos, os lares desfeitos, os desabrigados, a fome que assolou as vitimas desta desgraça. Não vi nenhum beneficio que esta guerra tenha trazido a humanidade ou a quem se envolveu. O mundo não precisa de divisão e sim de multiplicação. Abaixo as fronteiras e o importante é a união de todos os povos.Uma das maiores insensatez e burrices da humanidade foi a guerra do Vietnã. Um legado de desgraças e tristezas e vidas dilacerdas.
Tal qual Roma, os EUA vivem da guerra, é o combustivel de sua economia, eles poderiam ter acabado rapidamente com a guerra, entretanto o exército tinha ordens pra não atacar a trilha rochimin...e assim perdurou a guerra, no doc. zeitgeist eles demonstram muito bem a belicosidade estadunidense
O humano desde a sua existência tem que fazer pelo menos uma porcaria na vida, como foi o caso da Guerra do Vietnã.
Battlefield!!
adorrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiii
porque so os alemaos foram condenados se os americanos mataram millhoes nesta guerra e ainda matam dezenas de milhoes ate hoje
talvez se a alemanha tivese vencido o mundo não estaria como esta hoje cheio de vermes
O homem veio para roubar,matar e destruir.E o diabo que leva a culpa.
Muito bom...me ajudou muito em minhas pesquisas :) Valewww
os americanos de hoje se assemelham e muito aos alemaes nazista de 1945... querem dominar o mundo e nao tem pais que os enfrentem de igual pra igual.. acredito que Russia e China seriam os unicos.. os demais comem nas maos deles ultimo exemplo monitoram tudo ate seu propio povo.. nada contra o povo americano mas sim contra quem os governa.. Obrigado
Muito bem explicado! valeu!
sao todos corrupitos
foram,6 milhoes de judeus aniquilados por hitler o saldo da guerra foi maior.
Pra quem gosta de história romana e odeia os americanos não se iluda,são a mesma coisa,só muda a época.Roma foi um império,imperou durante mais de 500 anos.Mandava no mundo pois se não o fizesse outros o fariam(como os persas).Os EUA é o império comtemporâneo.Isto é só mais uma página da história.Há mais dois impérios em ascenssão,Russia e China talvez voltem a ser a "bola da vez"pois já foram em um passado remoto.
Nossa adorei o seu blog , gosto muito de historia ,filosofia , metafisica ,religião,ontologia ,cosmologia , falei a respeito do seu blog para os meus amigos da faculdade continue assim irmão.
Postar um comentário