O Reino de Jerusalém


O Reino de jerusalém foi um dos grandes estados cruzados de outremer (Nome que os franceses davam aos estados latinos do oriente e significa além mar.) criado durante a 1º cruzada em 1099 juntamente com o condado de Edessa , o principado de Antioquia e o condado de trípoli, o reino em seu auge abrangia diversas cidades e castelos sendo um das mais importantes além da capital jerusalém , a cidade de acre a qual foi a última a cair juntamente com o reino em 1291 (O reino de Jerusalém quase fora totalmente conquistado por saladino , mas com a terceira cruzada a cidade de acre foi reconquistada e denominada capital do reino , sendo que a própria jerusalém caíra em 1187).

A Primeira Cruzada e a fundação do Reino


Com a proclamação do Papa Urbano II no concílio de Clermont em 1095 foi decretado que a terra santa precisava ser retomada dos ''infiéis'' e com isso já iriam também atender o apelo do imperador Bizantino Alexio I para ajuda-los a expulsar os turcos seljúcidas que estavam ameaçando a cristandade e perseguiam os peregrinos na terra santa , a expedição conhecida como cruzada finalmente foi lançada com exércitos franceses , ingleses , italianos entre outros. 

Com o suporte dos bizantinos os cruzados que conseguiram chegar até Constantinopla puderam acampar na área e tiveram o apoio militar de Alexio I até o leste da anatólia , chegando na síria os exércitos dos francos capturaram Antioquia , Edessa , Trípoli e finalmente o maior prêmio de consolo para os francos... Jerusalém , com o bem sucedido cerco a cidade Godofredo de Bulhão , um dos líderes da cruzada , se torna o primeiro rei franco na cidade, porém morre no ano seguinte e seu irmão Balduíno I assume o trono.


A expansão do Reino e o auge de Outremer

Com a liderança de Balduíno I o reino expande suas fronteiras com a captura de acre , Sídon e Beirute. Um patriarca latino finalmente é instalado na cidade e a população aumenta com a chegada de mais imigrantes europeus e peregrinos , Balduíno falece em 1118 sem herdeiros e seu primo o sucede no trono , Balduíno de Bourg que também era conde de Edessa , no seu reinado a cidade de Tiro fora anexada ao reino de Jerusalém. 


A paz reinará em Outremer por mais algumas décadas porém Zengi , um atabeg  (governador) de mossul conquistará a cidade de Edessa em 1143 , conquistando assim um dos primeiros estados criados pelos francos. Com o objetivo de retomar Edessa é lançada a Segunda Cruzada porém essa é totalmente fracassada com a emboscada dos seljúcidas aos francos na anatólia.

Durante o reinado do rei Amalrico I de Jerusalém (1163-1174) o reino se aproximou mais do Império Bizantino e ambos os estados tentaram lançar uma invasão não bem-sucedida no Egito , como consequência Cairo fora conquistado por Nur al-Din , líder turco de Damasco , fora unificado e assim se encerrava as rivalidades entre os muçulmanos temporariamente e ambos puderam investir contra os francos e para piorar o general de Nur al-Din , Shirkuh que comandará o Egito , morrerá em 1169 e foi sucedido como vizir por um homem que iria mudar para sempre o destino do Reino de jerusalém.....Saladino.

Os Principais Defensores dos Reinos latinos do oriente


As ordens militares fundadas em Outremer foram sua maior defesa contra os sarracenos , tais como os Templários (Defensores dos peregrinos) , Hospitalários  (Atuavam nos hospitais ajudando os feridos) e posteriormente os Teutônicos criados a partir dos vários alemães presentes na 3º Cruzada , estes últimos tiveram papel mais importante em sua cruzada fora da terra santa nas chamadas cruzadas do norte contra os pagãos que resistiam a cruz cristã nas terras geladas do báltico. Sem eles provavelmente o domínio franco na terra santa não teria durado nem metade do que durará.

A ascensão de Saladino e a queda de Jerusalém

Após o fracasso da segunda cruzada o reino de jerusalém permaneceu por mais algumas décadas de paz porém em 1171 com a morte do califa fatímida do Egito Al-Adid , os turcos assumiram de vez o trono do Egito e Saladino se tornou sultão em 1174 com a morte de Nur Al-Din e acabou por tomar Damasco , complicando ainda mais a situação de Outremer que ficará cercada e vulnerável aos ataques de Saladino. 



Enquanto isso em Jerusalém o filho do falecido amalrico I , Balduíno IV que sofria de lepra (o mesmo retratado no filme Cruzada de Orlando Bloom) defendeu o reino dos ataques que saladino infligiu ao reino primeiramente tentando tomar Ascalon e outras cidades porém Balduíno IV conseguiu intercepta-lo e derrotou o exército muçulmano de Saladino na Batalha de Montgisard que por ora poupou o reino de Jerusalém.



Após alguns anos de paz no reino Saladino retomou as investidas contra Outremer desta vez após outra batalha travada contra os francos , ambos os lados se declararam vitoriosos , porém alguns meses depois Saladino conseguiu com bastante agilidade capturar Alepo e então proclamar uma Jihad (Guerra Santa) contra Outremer.Agora com a terra santa sob ameaça, os grãos mestres templários e hospitalários   foram novamente buscar ajuda no Ocidente com os reis da frança e Inglaterra o e o Sacro imperador Romano para uma grande cruzada. 

Em Jerusalém o rei Balduíno IV morre em 1185 e o seu sucessor Balduíno V acaba por morrer também no ano seguinte antes de completar nove anos de idade após isso Sibila , a mãe de Balduíno V ,reivindica o trono para si e seu marido Guy de Lusignan que apoiavam uma política de agressão contra Saladino, enquanto isso o sultão muçulmano preparava um exército para atacar o Reino de Jerusalém com todas suas forças. 

Em 1 de julho de 1187 Saladino atravessou o Jordão e assim daria ínicio a Batalha de Hattin que seria o maior desastre para o exército do reino que fora completamente emboscado e cercado pelas tropas de Saladino , centenas de templários e hospitalários caíram nessa batalha e graças a esse desastre a terra santa ficou praticamente indefesa , daí que se percebeu que as ordens militares eram mais necessárias do que nunca para proteger a terra santa.


Após a batalha algumas cidades e castelos se rendiam sem ao menos lutar , Acre se rendeu em 10 de julho , Sidon no dia 29 e Beirute em 6 de agosto. Jaffa resistiu porém não conseguiu sair bem sucedida e como consequência sua população foi morta e os sobreviventes vendidos como escravos e Ascalon também ofereceu certa resistência porém se rendeu em 4 de setembro. O maior objetivo de Saladino era claramente Jerusalém , suas tropas iniciaram o cerco a cidade em 20 de setembro.

Saladino tinha desejo de exterminar toda a população porém Balião De Ibelin , um nobre e influente cruzado , o advertiu que se não fizessem um acordo honroso os cruzados iriam queimar e destruir todos os templos e santuários da cidade que também eram muito importantes para os muçulmanos assim Saladino concordou e ofereceu um salvo conduto aos 20 mil cristãos da cidade , então no dia 2 de outubro de 1187 as tropas do líder muçulmano entram triunfantes na cidade, e quanto aos sobreviventes todos foram para a costa após olhar pela última vez a grandiosa cidade , alguns grupos foram para Antioquia , outros para Tiro e por fim Trípoli.

A Terceira Cruzada e a retomada do Reino de Jerusalém


Com a perda de Jerusalém o Ocidente sentiu ainda mais a necessidade de uma grande cruzada para recuperar a terra santa de Saladino , com isso a terceira cruzada é lançada em 1190 , com a presença do brilhante rei Inglês Ricardo Coração de Leão os cruzados imediatamente recuperam Acre em julho de 1191 , depois Ricardo segue para Jaffa e Ascalon , Saladino o encontrou na Batalha de Arsuf onde as ordens militares foram de crucial importância para a grande vitória sobre os muçulmanos.

Ricardo estava perto de Jerusalém porém os grãos mestres o aconselharam que mesmo se tomasse a cidade não conseguiria mante-lá pois sem o controle do interior e da importante rota de Damasco de nada adiantaria o controle da cidade , em 1192 Ricardo faz um acordo com Saladino a qual Jerusalém permaneceria sob seu domínio porém estaria aberta as peregrinações cristãs , no ano seguinte Saladino falece e seu império se divide em várias facções rivais.


O sucesso da terceira cruzada fez com que o reino de Jerusalém fosse ressuscitado porém agora com a capital em Acre. após décadas de uma certa paz em Outremer o papa lança a quarta cruzada porém essa nada fez para ajudar a terra santa pois os venezianos que estavam responsáveis pelos navios desembarcaram em Constantinopla e a tomaram , criando o reino latino de Constantinopla até 1261 quando os bizantinos retomam sua capital.

As Últimas Cruzadas


A quinta cruzada lançada em 1215 tinha como objetivo novamente Jerusalém porém primeiramente precisava tomar o Egito para que quanto a cidade fosse capturada não corresse mais perigo. Os cruzados atacaram e tomaram a cidade de Damieta que servia de acesso a capital Cairo em 1219 o reino muçulmano entrou em crise e decidiram que trocariam Damieta por Jerusalém porém os cruzados não aceitaram e continuaram a investida contra a capital no mesmo ano não sabendo que os muçulmanos iriam interceptá-los e assim abriram as eclusas dos canais de irrigação e inundou todo o exército, em 1221 os cruzados entregaram Damieta e voltaram a Acre.


Oito anos após a quinta cruzada o sacro imperador romano Frederico II que tinha prometido ajudar os cruzados no egito na quinta cruzada demorará demais a chegar e por isso o papa o excomungou , Frederico II negociou com Al-Kamil (O Sultão egípcio na Época) para uma sexta cruzada a qual ele teria o controle de Jerusalém e uma trégua de dez anos com os muçulmanos e assim em 29 de março de 1129 Frederico é coroado Rei de Jerusalém , o imperador ficaria na cidade por somente dois dias , o reino agora poderia usufruir de dez anos de trégua.

Os Mamelucos e o fim do Reino de Jerusalém

Em 1239 a trégua termina sem qualquer ameaça imediata a Outremer , Al-Kamil falecera um ano antes e o Egito novamente estava dividido em várias facções e a rivalidade entre Cairo e Damasco só aumentava. Em 1244 a guerra entre as duas cidades rompe novamente e os reis de Outremer decidem se aliar ao governador damasceno Ismail , que prometerá dar aos fracos parte do Egito se seus rivais no Cairo fossem derrotados. Porém eles não contavam que Al-Salih (líder do Egito) acabara de iniciar o recrutamento de um exército de escravos militares que se convertiam ao Islã, Os Mamelucos.


Al-Salih ainda contava com a ajuda dos Korezmianos , mercenários vindos da pérsia , em junho do mesmo ano 12 mil korezmianos entraram na síria tentando capturar Damasco porém ao ver suas grandes muralhas partiram rumo a Outremer conseguindo capturar Jerusalém das mãos dos cristãos e se juntaram com o resto do exército do líder muçulmano em Gaza , após a fracassada sétima cruzada liderada pelo Rei Luís IX da França contra o Egito , os Mamelucos finalmente tomam o poder no Egito em 1257 sob a liderança de Qutuz.


Em 1258 os mongóis liderados pelo neto de Gengis Khan , Hulagu, chegam ao oriente médio e tomam Bagdá , dois anos depois é a vez de Aleppo e Damasco caírem , os Francos estavam desesperados e enviaram cartas ao Ocidente em busca de ajude , porém os Mamelucos tomam iniciativa e lutam contra essa nova ameaça e os vencem na Batalha de Aint Jalut , a sudeste de Nazaré.

Outremer nada sofrerá com a invasão mongol , pelo contrário ambos até cogitaram uma possível aliança contra os Mamelucos porém esta falhou , no mesmo ano Qutuz é assassinado pelos seus próprios aliados e Baibars toma a liderança dos Mamelucos , a partir do ano de 1265 os muçulmanos iniciam uma completa ofensiva contra Outremer para expulsarem os francos definitivamente da terra santa começando com a captura de Cesareia e Haifa no mesmo ano e a captura de Antioquia em 1268 e somente Acre , Trípoli e a fortaleza templária de Tortosa resistiram.


No Ocidente , os cristãos estavam dispostos a organizaram uma nova cruzada contra os Mamelucos porém todo o dinheiro arrecadado para a mesma fora investido contra os rebeldes na Sicília e assim se acaba toda a esperança da recuperação da terra santa, em 1289 os muçulmanos ocupam trípoli e o a última cidade dos francos no Oriente , Acre, finalmente viria a cair em 1291 , os sobreviventes da capital do reino de Jerusalém partiram para a ilha de Chipre , onde os templários possuíam diversos castelos e fortificações e por lá passaram o resto da vida , quarenta anos depois do cerco a Acre um viajante Alemão só viria a encontrar alguns camponeses vivendo solitariamente nos campos em que um dia já fora o grande reino de Jerusalém , assim acaba não só o reino mas toda a presença cristã na terra santa que durará quase 200 anos.

Referências Bibliográficas:

Os Templários - História e Mito , Michael Haag.

3 comentários:

Ciro disse...

Já estava sentindo falta de seus textos.

A muito coisa fascinante nessa história, alem de curiosidades, vai algumas ai. Apesar de toda a insistência dos historiadores modernos em não fazer a transposição de personagem medievais para o conceito moderno de nação ainda assim podemos observar o contrario.

Godfrey de Bouillon não era do reino franco e sim do Sacro Império Romano Germânico, pertencia a casa de Ardennes cujo fundador era Wigeric ou Wideric.
Muitos não mencionam que os cruzados em sua maioria eram normados ou da região onde hoje fica a Bélgica.
Também não mencionam que os normandos do sul da Itália assim como os Aragoneses (esses depois da primeira cruzada) foram muito ativos.
Outra curiosidade e que o motivo maior da cruzada foi uma guerra civil no Império Seljuq que durou anos com vários chefes lutando pelo poder e fazendo pilhagens., que só acabou com a morte de Mahmud II.
Saladino pertencia a uma dinastia de origem possivelmente curda (Aiúbidas) e substituiu os Zengidas na Síria.
Estes Zengidas são uma das famílias turcas que repartiram entre sim o Império Seljuq e bem provável que tenha sido eles que implantaram o terror por essas terras pilhando os peregrinos que iam a Jerusalém.

Guilherme disse...

Obrigado amigo , interessantes mesmos a sua curiosidades , as cruzadas realmente mudaram muito coisa na história e é um dos temas a qual eu mais me fascino !!

Sylvio Mário Bazote disse...

Parabéns pela postagem muito bem feita!
Gostei do texto e mais ainda das imagens.

Postar um comentário