O Julgamento de Nuremberg


O Julgamento de Nuremberg, ou oficialmente, o Tribunal Militar Internacional (TMI) foi um Tribunal Internacional formado após o fim da segunda Guerra Mundial, com o objetivo de julgar os crimes de guerra cometidos pelos chefes da Alemanha nazista e que feriram o direito internacional.

Em agosto de 1945, reuniram-se em Londres representantes da Grã-Bretanha, da França, dos Estados Unidos e da então U.R.S.S. Nessa ocasião assinaram um acordo criando o Tribunal, que acabou sendo instalado na cidade de Nuremberg, na Alemanha. Os Juízes e promotores públicos que atuaram no julgamento tinham origem nesses quatro países. As regras que definiram quais os crimes seriam julgados, assim como as regras para os processos e para o julgamento, foram estabelecidas através da Carta de Londres.



Entre 1945 e 1949 foram julgados 13 processos, nos quais estavam envolvidos 24 réus, embora apenas 21 tenham ido a julgamento. Dos acusados, 20 eram médicos, acusados de cometer atrocidades. As várias acusações foram classificadas em quatro modalidades principais, sendo que cada réu era acusado em uma ou mais modalidades. Foram elas:

- Conspiração e atos deliberados de agressão
- Crimes de guerra
- Crimes contra a paz
- Crimes contra a humanidade

Dos 22 réus julgados em Nuremberg tiveram as seguintes sentenças:

- 10 anos de prisão – Karl Donitz
- 15 anos de prisão – Canstantin Von Neurath
- 20 anos de prisão – Baldur Von Schirach e Albert Speer
- Prisão Perpétua – Rudolf Hess, Erich Raeder, Walther Funk


- Sentença de morte na forca:

– Hermann Goering, Alfred Rosemberg, Alfred Jodl, Martin Borman (foi julgado à revelia, pois estava morrendo), Wilhelm Keitel, Wilhelm Frick, Hans Frank, Fritz Sauckel, Julius Streicher, Ernst Kaltenbrunner, Arthur Seyss-Inquart, e Joachim von Ribbentrop;

- Os seguintes são Inocentes:

– Hjalmar Schacht , Franz Von Papen e Hans Fritzche.

Hermann Goering, o réu mais polêmico, suicidou-se ingerindo uma cápsula de cianureto de potássio, um dia antes de ser executado na forca. A origem de tal cápsula jamais foi descoberta.


A execução de todos os condenados a morte na forca ocorreu no dia 16 de Outubro de 1946, e foi assistida por 45 pessoas.

O Julgamento de Nuremberg durou 285 dias, nos quais foram ouvidas 240 testemunhas. Outros julgamentos de criminosos da II Guerra Mundial foram realizados nas próprias zonas de ocupação, dos quais destaca-se o Tribunal de Tóquio (1946 – 1948).

Fonte do Texto: InfoEscola
Edição Total: História Espetacular

39 comentários:

gabriel_r9 disse...

Muito Interassante.
Nunca Tinha ouvido falar sobre esses tais julgamentos.

Central de Informações disse...

Muito engraçado.

Onde já se viu julgar por "Crimes de guerra".

Ridículo. A Guerra é um crime.

Todos são igualmente culpados.

Muito triste o que os alemães fizeram com os judeus, mas mais triste ainda o que os judeus fazem com os palestinos, o que os Estados Unidos fazem com o Afeganistão...e por ai vai.

Portando foi pura palhaçada tal julgamento.

Anônimo disse...

É curioso, o que legitimou tal tribunal e tais decisões? Não encontro logica...

Anônimo disse...

Infelizmente o lado "vitorioso" da guerra instala esse julgamentos, sendo julgados apenas o lado "perdedor". Os crimes cometidos pelos aliados jamais serão julgados.

Anônimo disse...

E a bomba que jogaram em Hiroshima quando vão julgar??? Judeus se fazem de coitado, e enquanto isso são os mais ricos do Mundo, dos 20 mais ricos do mundo 19 são judeus, porque será?
Foram os Judeus que declaram guerra contra os alemães e não o contrário.

Anônimo disse...

nao sao os judeus, e sim israel.
Nem todos os judeus são sionistas ou apoiam o exercito!

Anônimo disse...

Milhares de civis e pows alemães morreram nos campos americanos, ninguém foi julgado.

Anônimo disse...

OUtros milhares de civis alemães morreram em bombardeios a grandes cidades cuja função era destruir a mão de obra alemã...
Dresden, a 7ª maior cidade alemã na epoca foi bombardeada e praticamente toda destruida, e a guerra ja estava praticamente ganha pelos aliados... Nurenberg foi uma farça.
Não sou anti semita, mas a verdade não é a q os aliados e os sionistas contam...

Anônimo disse...

Finalmente vejo (leio) pessoas com cérebro... Que não se deixam levar por quem escreve a historia (o lado "vitorioso")... È uma pequena parcela, mas parecem esclarecidos...

Lambert de Sousa disse...

A liga das nações Aliadas vencedoras da Guerra, o que legitimou foi que os Oficiais e Lideres Nazistas massacraram Civis da Europa, na sua guerra suja.
A guerra da Alemanha era voltada a eliminação de pessoas que não eram da "mesma etnia"pessoas "inferiores".
Justifica agora?

Anônimo disse...

Nao eh assim na guerra existem crimes que são passiveis de punição, como por exemplo, atirar em paraquedistas, atirar com metralhadora potente contra uma tropa totalmente desprotegida, entre outros.

Anônimo disse...

um dia esses judeus vao morer tudo pelos chines e russos que vao se aliar a palestina e os paises arab quem viver veras.

Dede das Candongas disse...

Por pensamento como estes que nao podemos deixar que caia no esquecimento um fato tao monstruoso. Mas igualmente Hitler, Stalin, Roosevelt, Churchil e outros menos famosos são criminosos, ou alguem ai nao leu sobre a diplomacia brasileira que barava judeus ? Na guerra e arazão e do vencedor!

Anônimo disse...

E Viva a vitoria dos Aliados!!! Viva a antiga CCCP!!!

Anônimo disse...

"atirar em paraquedistas, atirar com metralhadora potente contra uma tropa totalmente desprotegida, entre outros."

kkkkkk,guerra é guerra kra.

só acho crime de guerra msm quando a população civil sofre algum dano, agora exercito e o governo q fazem a guerra eles q se fodam.

Anônimo disse...

velho, meu nome eh fabio zimberknopf, meu sobrenome eh alemão, idai? sou judeu, idai? mas não vivo doq a midia me programa, vcs sim e muito. falam q judeu se fazem de coitadinho? se ta brincando irmao, o lance eh q agente eh resistente. 19 dos 20 mais ricos do mundo são judeus?! qual eh tua base pra falar isso velho, da ond vc tiro essa informaçao??
concordo plenamente q a guerra eh a invensao mais perversa do homem, pq nao foi d'us q entregou isso pra gente, como nao entregou o ipod, iphone, celular, facebook, big brother... e por ai vai... nao botem a culpa em d'us qnd uma guerra acontece!
o estado de israel preserva a vida de uma maneira incrivel, pra vcs q sao mto informados, o soldado guilad shalit, foi dado em liberdade em troca de 1027 prisioneiros de guerra palestinos vivos, ele ficou preso durante 5 anos e os israelense nao faziam ideia se estava vivo ou morto, mas seu corpo deveria voltar pra casa.
antes d um ataque israelense, eles despejam milhares de bilhetes sob a area, avisando o futuro ataque para os civis se protegerem, sabem dessa localizaçao pois foi de la q saiu o missil palestino, saiu de escolas, hospitais, casas... mas isso vcs nao sabem, nao passa no jornal nacional, ou na band noticia, record news, sei la oq da midia...
e vcs falam, nossa ai em cima vejo verdadeiros historiadores, dexa de ser estupido velho, desejar morte aos outros, sendo judeu, negro, arabe, gay... isso eh doentio, a vida eh a coisa mais valiosa q qlqr pessoa pode ter, e mtos desejam tirar dos outros. eh essa a sociedade q agente vive, uma sociedade podre e degradada q só pensa em chegar num nivel inferior cada vez mais...
se informem...

Anônimo disse...

Meu Deus do céu, estudem e parem de falar asneira na internet. Estudar não dói.

Anônimo disse...

fabio zimberknopf cara vc falou tudo.

Anônimo disse...

A guerra é dos vencedores quer voces queira quer não. Vao questionar? vai la bater na porta do Obama entao.

Anônimo disse...

Naõ podemos esquecer que os aliados também tiveram campos de concentração, mataram tanto quantos os alemães, que também cometeram inumeros crimes de querra. mas a verdade fica sempre com os vencedores.
Lima

Guilherme disse...

Viva a CCCP meu amigo

Gabbie Albuquerque disse...

Esse julgamento foi um absurdo tremendo, não passou de um julgamento político. Um tribunal ad hoc (de exceção) não é justificável nunca, eles não respeitaram nenhum princípio do direito internacional. O que as pessoas julgadas fizeram foi terrível, mas não ilegal, tendo em vista que todas as suas ações estavam pautadas na lei vigente na alemanha na época. A pessoa que deveria ser julgada, que foi quem criou as normas e ordenou a execução das mesmas, já estava morta, e mesmo se não estivesse ele não deveria ser julgado por um tribunal de exceção, que não tem os princípios básicos de um julgamento.

Anônimo disse...

ao criar uma LEI vc tira um pedaço de LIBERDADE d um homem, infelizmente eh vrdd, muitos nao queriam fazer oq faziam, mas outros tinham tesão pelo massacre, adoravam brincar com os bebes, de jogalos pra cima e dar um tiro, ai repete... muitos dos julgados mereciam o fim q tiveram, e os outros nazistas tbm mereciam um julgamento

Anônimo disse...

VCS TCM DE ONDE??? OLHEM P/ OS LADOS!!!

GNOSE LIBERTA disse...

Na verdade esse foi um tribunal de exceção, no qual não se deu nenhuma condição de defesa, pois já estavam condenados antes de serem julgados, fato vedado por nossa CF, mas que entretanto ocorre, sendo que muitos não percebem, vide o CASO ESCOLA DE BASE e mais recente o caso NARDONI, este últitmo, como o pós guerra, foi um julgamento onde todos já haviam se convencido da autoria, nesse bojo os membros do juri, sigo seu blog, e escrevo em um

http://sociedadeolhodehorus.blogspot.com/ quando possível vde sua opinião por lá, obrigado.

Anônimo disse...

isso ae falem mal dos nazistas malvados..
aposto que se os aliados pudessem ver como seria a europa 70 anos depois eles n teriam dado 1 passo no dia D e teriam ajudado a alemanha a acabar com a URSS...

Anônimo disse...

Isso tudo é guerra.
Eu tenho um bisavô(origem italiana) que fugiu da Itália no tempo da guerra aqui para o Brasil. Graças á Deus que até hoje ele está vivo com sua família.
Pensem bem: para que brigar sobre julgamentos? não precisam brigar, ninguém precisa brigar...
Pensa bem Fabio Zimberknopf se seu descendente não tivesse sobrevivido. Não tenho nada contra alemães, franceses, israelitas, judeus e etc...
Pensem gente se seus descendentes não tivessem sobrevivido! isso foi Deus.
Deus nos fez para vivermos em paz e não em guerra...
Só de vocês estarem discutindo já declararam guerra.
Agora imaginem: quem perdesse essa discussão tivesse de ser condenado?
VIVAM Á VIDA!

Anônimo disse...

Desejar que o holocausto judeu seja visto como verdadeiro é tão somente parte da gigantesca e fortíssima lavagem cerebral que a grande mídia nas mãos dos sionistas(OBS: judeu é quem professa a RELIGIÃO judaica!). Aliás,por que em um mundo tido como democrático,contestar a existência do holocausto é considerado crime em alguns países sendo que o mesmo é propagado como um fato verdadeiro? Por que após o término da segunda guerra mundial a população judaica AUMENTOU ao invés de diminuir mesmo com a alegada cifra de "6 milhões de judeus" mortos nos campos de concentração nazistas???

Anônimo disse...

Apenas e tão somente lembro sempre que Jesus Cristo foi humilhado e depois crucificado por ensinar e praticar O AMOR E A CARIDADE ao próximo.........a lógica,então,dita que ser CRUEL,FRIO,EGOÍSTA E INDIFERENTE é o caminho para se atingir ao status denominado DESUMANO!!! Meu Deus!!!.......quanta monstruosidade sobrando por este nosso planeta Terra há tempos!

Anônimo disse...

"O que é demais nunca é o bastante".........QUEM,DE FATO,AMA : COMPREENDE,PERDOA,LIBERTA E CUIDA........SEMPRE!!! Por gentileza,optem sempre pelo pensamento em letras maiúsculas!

Anônimo disse...

Nao intressa se o que o povo alemao desprezava judeus.Oque fizerao com eles,exterminando homens ,mulheres e crianças!!sao criminosos sim e ja foram tarde...

Anônimo disse...

isso é ridiculo se aquilo era uma guerra n adiantava nada eles seram julgados onde ja se viu ser julgado por crime de guerra , foi um julgamento de palhaços e inda mais ouviram testemunhas em pleno julgamentos de guerra

Anônimo disse...

Independente de quem está certo ou errado, não podemos esquecer é o que esta guerra causou para toda a nação, pessoas sendo torturadas e mortas em campos de concentração, pais vendo seus filhos sendo mortos enquanto esperavam a sua morte, uma total carnificina não de uma raça(judeu, alemão...) mas de todo um povo que ainda sofre com o total egoísmo e despreparo de forças revolucionárias que governam em benefício próprio.

Anônimo disse...

NOS PODEMOS FAZER COMENTARIOS PORQUE ESTAMOS VIVOS E NAO PARTICIPAMOS DE NENHUMA GUERRA,A CRUELDADE FOI TANTA PELO QUE LEMOS E VIMOS NAS DECLARAÇOES ANTIGAS OU ATUAIS, QUE REALMENTE NAO DEVERIAM TER PERDIDO TEMPO COM JULGAMENTO,DEVERIAM TER DADO CONTINUIDADE E TER DIZIMADO TODA A POPULAÇAO ONDE SE ORIGINOU TODA AQUELA DESGRAÇA, SE ISTO TIVESSE SIDO FEITO HOJE NAO ESTARIA SENDO DISCUTIDO SE EH CERTO OU ERRADO,SE O TRIBUNAL FOI OU NAO FOI BOM ETC.....

Anônimo disse...

nos campos tb.morreram milhares de pessoas que nao eram judeus, mas a midia na mao dos judeus,só fala nos tais 6 milhoes,pq.c/isso conseguiram ganhar terra na marra, além de serem os maiores fabricantes de guerras, pois vivem matando arabes inocentes com motivos inventados pela midia judaica.outra coisa,se pode falar mal de qualquer opessoa e ou qualquer raça,mas se falar mal de judeu é ser anti semita e vc.pode ser preso.Viu como eles mandam nos governos pq.sao donos da comunicaçao.Acordem pessoal...

Anônimo disse...

na primeira guerra, o que houve com os assim ditos criminosos de guerra? e se for tudo uma brincadera da mente, uma peça que a mente nos prega, afinal de contas o mundo e feito de ilusoes, instabilidades

Edecildo disse...

Parece que a Faculdade de Jegologia forma bastante alunos! E eles se reunem aqui!!!!

Em compensação, poucos falaram tão bem quanto o Fabio Zimberknopf, obviamente aluno de outra área:
"...desejar morte aos outros, sendo judeu, negro, arabe, gay... isso eh doentio, a vida eh a coisa mais valiosa q qlqr pessoa pode ter, e mtos desejam tirar dos outros..."

PARABÉNS PELA LUCIDEZ...e leitura!

Anônimo disse...

aos que defendem que esses criminosos não tiveram defesa,nossa ,coitados ,nunca estudaram história ou pegaram num livro para saber sobre este assunto,a estes não sei se são apenas maus informados ou se são mesmo apenas idiotas,hipócritas, gentinha ....só resta o desprezo

Anônimo disse...

O Homem é,não deixara nunca de ser a besta que tanto teme.Engana a si próprio,mata a si próprio e vê,mais que o dinheiro o poder como a sua grande força motriz.Religiões,guerras,soberanias sobre povos...tudo usado pra preencher um tempo limitado de passagem pela vida.Enquanto isso vamos nos maltratando uns aos outros,até chegar o dia em que seremos a mesma carne apodrecendo,que por mais bem guardada em túmulos suntuosos,servirá de alimento pra vermes.Enquanto isso vamos nos divertindo uns com os outros...................................

Postar um comentário